SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

RECONHECER UM ERRO É MAIS DIFÍCIL PARA AS PESSOAS COM BAIXA AUTOESTIMA


Quem nunca disse algo para uma pessoa, em um momento de raiva, magoado-a profundamente? Ferir ou machucar com palavras, muitas vezes, parece ser mais fácil do que cativar quem a gente gosta. Mesmo assim, reconhecer um erro e pedir perdão não é uma tarefa fácil para muitas pessoas.

Pesquisador afirma que tomar consciência do ato afeta a autoimagem daqueles que são emocionalmente frágeis.

O psicólogo Andrew Howell, da Universidade Grant MacEwan, no Canadá, autor de um estudo que relaciona traços de personalidade e a predisposição para pedir desculpas, afirma que “a consciência do erro afeta a autoimagem, o que deixa egos mais frágeis relutantes”.

Na pesquisa, Howell reuniu um grupo de voluntários, homens e mulheres de diferentes idades, e pediu a eles que assinalassem se concordavam ou não com um questionário que continha as seguintes sentenças: “Por ainda estar com raiva quase nunca consigo me desculpar”; “Se acho que os outros não vão saber o que fiz, prefiro não pedir perdão.”

Ao cruzar as respostas com os testes de personalidade aplicados nos participantes da pesquisa, ele percebeu que havia maior aptidão em se desculpar entre as pessoas que apresentavam características de personalidade como amabilidade e empatia.

Entretanto, aqueles que afirmaram sentir vergonha de pedir desculpas quando erram revelaram baixa autoestima, apesar de se sentirem incomodados por ferir os sentimentos de outra pessoa.

Outra conclusão intrigante do estudo revela que os voluntários com forte senso de justiça apresentam mais dificuldade na hora de pedir perdão a alguém.

Carlos Gutemberg

Um comentário:

Unknown disse...

Todo mundo já passou dos limites um dia e muitas vezes se arrependeu logo depois.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket