SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

SER OMISSO OU FALAR DEMAIS PREJUDICA O RELACIONAMENTO

Se um dos parceiros esconde informações importantes do outro, com o pretexto de ser fiel à verdade, ou fala para ele a todo o momento o que bem entende, sem se preocupar se vai feri-lo, pode-se ter uma certeza: o relacionamento não vai nada bem. O que deve ser dito ou omitido, em especial entre duas pessoas que se amam, precisa ser decidido com critério e bom senso.

Em uma relação, é fundamental saber quando falar e quando calar. Em tudo deve haver um equilíbrio.

A omissão deliberada de certas informações pode ser indício de discernimento e maturidade, mas, dependendo da situação, também pode ser um sintoma de problemas no relacionamento. Por isso, é muito importante saber diferenciar as duas vertentes.

Muitas vezes, a pretexto de ser “sincera”, a pessoa entende ser legítimo dar voz a certos sentimentos ou julgamentos, como se, por lealdade ao princípio da verdade, fosse necessariamente bom expressar o que lhe dá na telha. Acontece que o espontâneo pode coincidir com o impulsivo e com o presunçoso. Não é maduro — nem urbano, construtivo, humilde ou ético — exercer sobre alguém o poder de emitir juízos de valor. Além do risco de provocar dor e ressentimentos na outra pessoa, esse comportamento depõe contra o emissor da mensagem.

Omissões, nesses casos, são legítimas, indicam que a pessoa é capaz de escolher se é pertinente expressar algo e, se for, como isso deve ser feito. Mostram que há “semancol”, ou seja, que a pessoa é capaz de parar para pensar se o que teria a dizer pertence ao outro (devendo, então, ser-lhe entregue), ou se apenas denuncia algo sobre sua própria personalidade. Em uma situação assim, omitir é ter a delicadeza de não despejar conteúdos próprios sobre o outro.

A quem retruque “Eu falo mesmo! Não vou me reprimir”, eu responderei: “Pois não! Fique à vontade! E arque com as consequências”. A quem proteste “Eu não me disponho à hipocrisia”, eu alertarei: “Pelo visto, nem à diplomacia”!

Há também quem escolha omitir o que deveria ser expresso. Nesses casos, omitir não é legítimo, assume o significado de sonegar, ludibriar, excluir o outro de algo que também lhe diz respeito e que ele tem o direito (e muitas vezes o dever) de conhecer. Quando isso acontece, há algo de muito errado no reino da conjugalidade. Por que a esposa deveria omitir do marido o fato de ter contratado um serviço que, ela sabe, ele não aprovaria? Por que o marido deveria omitir da esposa o fato de ter comprado um terreno na cidade vizinha? Uma omissão desse quilate é prova cabal de que o sonegador já “se separou” do outro (sem avisá-lo); ou de que o desqualifica; ou de que o exclui.

O que as duas posições (não omitir quando deve e omitir quando não deve) têm em comum é o fato de serem perversas, por serem formas de exercer um ilícito e antiético poder sobre o outro.

O caminho saudável para a superação dessas situações doentias é um exame de consciência. Tanto o “sincero” como o sonegador poderiam se indagar: “O que estou fazendo comigo mesmo?”; “Em que estou me transformando?”; “Em que lugar estou colocando o outro?”; “Isso é justo?”; “Que mentiras estou contando para mim mesmo e onde pretendo chegar com elas?”; “A quem quero enganar?”; “Com que finalidades?”; “Que tolices se ocultam por trás dessa minha pretensa esperteza?”

Por seu lado, aquele que é vitimado pelas declarações “sinceras” ou pelas sonegações de informação precisa pensar no quanto estranha o que vem de seu parceiro ou parceira. Estranhar é um dos mais saudáveis dentre todos os “verbos psíquicos”, pois permite que, por meio de seus sentimentos (tomados como leituras confiáveis da realidade), a pessoa se afaste do que é tóxico e se aproxime do que é nutritivo em seus relacionamentos.

Fonte: caras.uol

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket