SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

A IMPORTÂNCIA DE DIVIDIR AS TAREFAS DE CASA

Atitude não tem sido frequente entre os casais.

Se o casal não tem condições de pagar uma empregada doméstica, o correto seria o marido  ajudar nas tarefas de casa. Qualquer ajuda é bem-vinda, mesmo que pequena, se o marido deixar tudo nas costas da esposa, ela vai ficar sobrecarregada e estressada, porque é muita responsabilidade para administrar, até pelo fato de que muitas vezes a mulher já trabalhou fora.

A divisão de tarefas, muitas vezes, é motivo de briga entre o casal. Normalmente, os homens reclamam e se recusam a lavar a louça, varrer a casa, ir ao supermercado ou qualquer outro tipo de atividade. Mas os tempos mudaram e a participação do companheiro é essencial no dia a dia da vida a dois, principalmente com a inclusão da mulher no mercado de trabalho.

Dividam as tarefas domésticas com justiça

A divisão das tarefas domésticas é um dos dramas diários da vida conjugal em que os papéis tradicionais e os ideais modernos sobre igualdade se chocam – às vezes de formas surpreendentes. Uma sala empoeirada pode não ser só uma sala empoeirada. Para os casais mais jovens, dividir as tarefas domésticas significa que mulheres e maridos têm de deixar para trás antigos ideais sobre as mulheres como donas de casa perfeitas.

Dividir o mesmo teto significa também colaborar, e para facilitar as atividades domésticas, a recomendação é que cada um escolha o que vai fazer, de acordo com as habilidades e preferências. Por questões de natureza, homens e mulheres têm habilidades diferentes. Sem dúvida, mulher é mais prática nas tarefas domésticas. Já o homem tem uma força física superior, assim como os outros contrapontos de um casamento, essa questão de destinar cada serviço da casa tem que ser resolvida com planejamento, coerência e inteligência.

Quando o marido ajuda a esposa, está beneficiando a si próprio, porque além de conseguir a admiração dela ganhará mais tempo para a vida a dois. O casal pode fazer essa divisão verbalmente, mas o melhor é que, para evitar reclamações, faça por escrito, listando as responsabilidades com o que cada um prefere, lembrando que isso pode ser negociável. Tem que saber o tom de voz e a maneira de falar.
  
Jamais critique o trabalho feito pelo outro, valorize a ajuda e incentive cada vez mais. Se tiverem filhos com idade para ajudar nas tarefas, é bom inclui-los também. Mostre o quanto eles são importantes, toda a família ganhará com isso e servirá para uni-la ainda mais.

A chave do sucesso: nos casais mais felizes, maridos e mulheres viam sua combinação como igualitária. Nos menos felizes, ambos viam seus papéis como tradicionais. Eis como chegar a uma divisão satisfatória do trabalho.

Texto adaptado de The Love School



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket