O padrão de beleza imposto pela
mídia visa criar pessoas altamente ansiosas para que elas sejam altamente
consumistas.
O fato de algumas mulheres admirarem padrões de beleza com baixo peso e se sentirem insatisfeitas com o seu corpo terá uma mudança imediata na química do cérebro diminuindo a auto-estima.
Os investigadores nesta área notam que as pessoas com uma imagem corporal baixa vão tentar alterar o seu corpo de alguma forma, por dieta ou cirurgia plástica. Muitos estão mais obcecados com a aparência do que gostaria de admitir.
Mas o que está por trás deste consumo desenfreado para a conquista da beleza? Segundo a psicóloga Samara Jorge, em seu artigo “Ditadura da beleza – uma visão subjetiva”, atrás desta preocupação com a aparência pode estar escondida a fuga da realidade, “com sentimentos de frustração, medo, angústias e inseguranças”.
Estudos mostram que: Na sociedade que vivemos hoje, pessoas atraentes têm vantagens distintas.
-Crianças atraentes são mais populares, tanto com colegas e professores. Os professores dão as avaliações mais altas para o trabalho de crianças atraentes e têm expectativas mais elevadas deles (que foi mostrado para melhorar o desempenho).
-Candidatos atraentes têm mais hipóteses de conseguir emprego, e de receber salários mais elevados.
-No tribunal, as pessoas atraentes são culpadas menos frequentemente. Quando considerados culpados, eles recebem sentenças menos severas.
-O ‘viés de beleza' opera em quase todas as situações sociais - todos os estudos mostram que se reage de forma mais favorável às pessoas fisicamente atraentes.
-Muitos acreditam em "o que é bonito é bom" estereótipo - uma crença irracional, mas profundamente arraigada de que as pessoas fisicamente atraentes possuem outras características desejáveis, tais como competência, inteligência, habilidades sociais, de confiança - até mesmo a virtude moral. (A boa fada / princesa é sempre belo, a madrasta malvada é sempre feio)
Preocupação com a aparência não é apenas uma aberração da cultura ocidental moderna. Cada período da história teve seus próprios padrões do que é e não é bonito, e toda a sociedade contemporânea tem o seu próprio conceito distinto dos atributos físicos ideais.
Os padrões de beleza têm, de fato, se tornado mais difícil de atingir, especialmente para as mulheres. Graças à comunicação social, os padrões de beleza tornaram-se extremamente rígidos e uniformes. Na TV, outdoors e revistas vê-se pessoas bonitas permanentemente.
As mulheres são mais julgadas pela sua aparência do que os homens, e os padrões de beleza feminina são consideravelmente maiores e mais inflexíveis. As mulheres são constantemente bombardeadas com imagens do rosto 'ideal'. A exposição constante às imagens idealizadas de beleza feminina na TV, revistas e outdoors torna os padrões excepcionais e a boa aparência torna-se essencial.
As reações das pessoas ao seu reflexo no espelho podem depender da exposição recente a imagens idealizadas de atratividade física. Estudos têm mostrado que as pessoas tornaram-se significativamente mais insatisfeitas com sua própria aparência depois de terem visualizado anúncios de TV com pessoas extremamente magras e bonitas.
O preconceito contra o excesso de peso na nossa cultura é de tal forma severo que as pessoas acima do peso tendem a ter uma má imagem do seu corpo. Estudos recentes mostraram que a exposição a fotografias de revistas de modelos super-magras aumenta a propensão e desenvolvimento de quadros como a depressão, stress, culpa, vergonha, insegurança, insatisfação corporal.
Mas nem todos aceitam ou "internalizam" esses padrões criados pela mídia.
Pessoas com uma personalidade mais forte e definida, rejeitam esses padrões atuais da sociedade e por isso têm uma imagem corporal positiva e auto-estima elevada.
"Não se deixe influenciar pela sociedade. Pense diferente e seja você mesmo, ainda que isso incomode aqueles que sempre fingem ser o que não são..." (Mari D Ricci)
Texto resumido e adaptado
Um comentário:
Infelizmente é isso que a sociedade passa e que a mídia sugere indiretamente.
Pra vc ser aceito tem que ser bonito.
Mas o que adianta ser belo por fora e vazio por dentro?
bjokas =)
Postar um comentário