SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

COMPULSÃO SEXUAL: COMO SE LIBERTAR DELA?


A compulsão sexual é uma doença que leva muitas vezes a um comportamento de risco.

A compulsão sexual compreende um grande número de fantasias sexuais que ocupam a mente de uma pessoa. Essas fantasias escravizam o indivíduo, já que o mesmo fica impedido de desempenhar outras atividades de maneira dedicada, concentrada e coerente.

A compulsão sexual é uma doença que leva muitas vezes a um comportamento de risco. A erotomania e a ninfomania são termos que indicam um exagero do desejo sexual por parte de um homem e de uma mulher, respectivamente.

Mas um profissional da área médica só faz um diagnóstico de compulsão sexual após seis meses de análise. Existe uma diferença entre compulsão e obsessão; essa divergência se explica na necessidade repetitiva de realizar o ato sexual. Quando a atividade sexual passa a dominar as atividades do dia-a-dia, resultando em danos e fazendo com que a pessoa perca o controle do impulso sexual, sentindo assim uma constante necessidade de buscar sexo (em muitos casos, não necessariamente com o coito), tornando-se dependente, isso é COMPULSÃO.

A obsessão compreende uma intensidade menor de ansiedade; por essa razão as suas conseqüências sociais são bem menores. Uma pessoa não pode ser rotulada de compulsiva somente porque gosta mais de sexo do que outra. Ela simplesmente sente mais necessidade. Mulheres são menos compulsivas por sexo, mas, em compensação, são mais compulsivas por comida.

As causas dos distúrbios podem ser várias, mas o processo até a compulsão sexual geralmente é lento. Uma pessoa que teve seus impulsos sexuais reprimidos demasiadamente é uma forte candidata a esse desvio de conduta.

SOLUÇÕES

O profissional indicado para o tratamento de um compulsivo sexual é o psiquiatra ou o terapeuta sexual. Em primeiro lugar é preciso que a pessoa tenha consciência de que é uma compulsiva sexual e de que o transtorno é uma doença. O segundo passo é procurar ajuda. Hoje existem vários tratamentos usados por terapeutas que tratam a ansiedade, buscando a raiz do problema. Muitos indivíduos entram em grupos de auto-ajuda no moldes dos Alcoólicos Anônimos.

Nesses ambientes, há várias pessoas com o mesmo problema falando sobre a dependência e como lidar com ela.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket