SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

MULHERES VÍTIMAS DE AGRESSÕES PELOS COMPANHEIROS


Estudo revela que 25,9% das mulheres agredidas são vítimas de companheiros. IBGE divulga dados importantes sobre as agressões no País.

De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1 milhão de mulheres relataram terem sido agredidas em 2009 no País. Deste total, 25,9% foram vítimas do próprio companheiro ou ex-companheiro. A informação faz parte do suplemento “Características da Vitimização e do Acesso à Justiça no Brasil – 2009”, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Segundo a Pnad, os autores das agressões, em 39% dos casos, eram pessoas desconhecidas; em 36,2%, pessoas conhecidas.
Nas agressões por pessoas desconhecidas, o relato foi feito por 46,4% de homens, contra 29,1% de mulheres.

No caso das agressões por pessoas conhecidas, os homens somaram 39,3%, e as mulheres 32,3%, sendo que, dentro deste percentual, 25,9% delas foram agredidas pelo cônjuge ou ex-cônjuge. Entre os homens, esse índice é de 2%.

De todas as vítimas, homens e mulheres, 1,4 milhão de pessoas (18,2%) relataram não ter procurado a polícia por não considerarem o fato importante. Para 33,1% das vítimas, o medo de represália às impossibilitou de procurar ajuda especializada. Cerca de 1,1 milhão de pessoas agredidas procuraram a polícia. Deste total, 86,9% realizaram o registro policial; 147 mil vítimas procuraram a polícia, mas não efetuaram o registro, segundo elas, o motivo foi a polícia não querer fazer o registro (22,4%); outros (19,2%) não queriam envolver a polícia ou tinham medo de represália; 10,3% não tinham provas suficientes; e 10,2% das vítimas não acreditavam na polícia.

De todas as regiões observadas, o Norte (1,9%) e Nordeste (1,8%) possuem a maior frequência de agressões. As regiões Sudeste e Sul (ambas com 1,4%) são as que têm a menor incidência de agressões. De acordo com o estudo, pessoas negras ou pardas são agredidas com mais frequência e correspondem a 58,5% contra 40,8% entre os brancos.


Colaborou Neia Meneses

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket