SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

O NOVO PERFIL DOS SOLTEIROS

Hoje, muito longe daquela imagem de “encalhados” por situação financeira ruim ou por não serem atraentes física ou psicologicamente, eles mostram que são bem-sucedidos, atraentes, vêm de famílias bem estruturadas e estão de bem com eles mesmos.

Alguns são solteiros por opção, mas não com aquela solteirice convicta, avessos a compromissos. Só estão em uma boa fase e não jogam a responsabilidade por sua felicidade nas costas da pessoa com quem se relacionarão um dia. Bem resolvidos, podem até assumir um futuro compromisso com mais tranquilidade, quando percebem que gostam de alguém.

O Brasil tem hoje 85 milhões de pessoas vivendo sozinhas. Destas, 74 milhões são solteiros e 11 milhões separados, divorciados ou viúvos, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles ganharam até uma data em sua homenagem: 15 de agosto, o Dia do Solteiro. Nos últimos anos, os solteiros mudaram muito o seu perfil.

Segundo a pedagoga e diretora da agência de casamentos Par Ideal, Sheila Rigler, nos últimos anos houve uma mudança no perfil deste novo solteiro, que não tem mais o estereótipo da pessoa encalhada por situação financeira desfavorável ou aparência não atrativa. Pelo contrário, “o novo solteiro tem família tradicional, é bem realizado profissionalmente, tem bom poder aquisitivo, é bonito e saudável”, observa. “Além disso, estar sozinho pode ser uma opção temporária”, complementa.

Dados da agência apontam também para outra tendência. Os novos solteiros do Brasil, tanto homens como mulheres, estão casando mais tarde – tanto pela vontade de se estabilizar profissionalmente, quanto pelo maior nível de exigência em relação ao parceiro.

 Outra característica, segundo Sheila, é que os novos solteiros estão morando por mais tempo na casa dos pais – aí também entra a questão da comodidade, principalmente no caso dos homens – o que pode ser uma opção para evitar a solidão, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é a causa de 5% dos casos de depressão na população mundial. Toda esta situação é comprovada pela última pesquisa divulgada pelo Ibope Mídia sobre o perfil do novo homem brasileiro. A análise revela que atualmente, 61% dos brasileiros, com mais de 25 anos e estabilidade profissional, moram com os pais. Sheila Rigler, pedagoga e diretora da agência, diz que “estar sozinho pode ser uma opção temporária” pelos vários motivos citados.

“As mulheres saem de casa mais cedo, enquanto os homens continuam no conforto da casa dos pais por mais tempo”, comenta a proprietária da agência, que observa ainda que tanto homens quanto mulheres estão mais exigentes na hora de escolher a pessoa com quem vão casar e dividir sua vida. Segundo ela, muitos querem analisar melhor com quem constituirão uma relação duradoura, e preferem esperar mais para dar o passo certo, ao invés de encarar aventuras.

Começar de novo

A vontade de começar um novo relacionamento, depois de um divórcio tem apresentado algumas mudanças.

Dos pesquisados, entre os homens, 55,8% estão sozinhos por terem se separado ou enviuvado. Já as mulheres que estão buscando um novo parceiro representam 47,8% das inscritas na Par Ideal. “O número de casamentos entre solteiros está caindo nos últimos anos. Percebe-se um grande número de homens divorciados casando com mulheres solteiras” afirma Sheila.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam a pedagoga: este tipo de casamento passou de 4,6% para 7,4%, dos matrimonios. “Porém, essa segunda relação tem grandes chances de dar certo, pois o casal está mais maduro e as pessoas estão casando porque realmente querem. Quando o casamento não é mais uma obrigação ou imposição social, o relacionamento se torna muito mais interessante”, complementa Sheila.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

oi
tudo bem?
estou seguindo o seu blog
segue o meu
quantotempootempotem.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket