SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

ADOLESCENTES VICIADOS EM DROGAS: COMO TRATAR

A participação da família é essencial.

A dependência química é uma doença de causa multifatorial, que se instala quando o consumo torna-se frequente e o uso compulsivo ocupa o espaço de outras tarefas do cotidiano, comprometendo o bom desenvolvimento do adolescente e da sua saúde física e mental.

Segundo o psicólogo Wagner Abril Souto, responsável pelo grupo de jovens do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), em São Paulo, “a dependência química pode ser causada por fatores hereditários, emocionais próprios da dinâmica dos relacionamentos familiares, culturais e sociais como a disponibilidade da droga, o local de moradia e o fácil acesso”.

Muitos jovens usam drogas para mudar o modo de sentir, pensar e se comportar, porque se percebem mais desinibidos com a diminuição da percepção de perigo que a droga proporciona ou para aliviar o sentimento de exclusão quando são rejeitados e muito tímidos. Por isso, o conselho aos pais é que observem os filhos e tentem descobrir o que os está levando às drogas. Além disso, demonstrar amor e cuidado, apesar da situação, é fundamental.

Tratamento

O segundo passo é trilhar para o tratamento. Ajudar o filho a criar consciência e se aceitar como dependente, assim, o caminho fica um pouco menos difícil para a escolha e condução de um tratamento adequado.

“Grupos de auto-ajuda como os AAs (Alcoólicos Anônimos) têm um sucesso terapêutico semelhante a qualquer tratamento. Existe uma alternativa gratuita que são as comunidades terapêuticas, normalmente de fundo religioso, onde os dependentes se internam, quebram os laços que tinham com o ambiente de drogas, tentam aprender uma nova profissão e recuperar a auto-estima. Existem cerca de 3.000 comunidades no Brasil e aproximadamente 70 mil pessoas estão sendo socorridas nesses ambientes”, afirma o médico e professor Elisaldo Luiz Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Escola Paulista de Medicina.

Há outras possibilidades, mas com custos, como consultas em psiquiatras e psicólogos e internação em clínicas particulares. “A internação é uma tentativa desesperada de interromper uma situação de uso. Mas muitas vezes é paliativa. É indicada em alguns casos, por critério médico, mas não é a primeira escolha. A internação é indicada em casos de risco iminente de morte, quando não se consegue nenhuma outra interrupção, a pessoa não aceita o tratamento ambulatorial de jeito nenhum, não consegue dar conta disso e caso tenha uma complicação clínica ou psiquiatra também”, diz Souto.

Vontade própria

Qualquer que seja o processo terapêutico que se inicie, a vontade de realizar o tratamento tem que vir do dependente. Segundo Carlini, de cada seis pessoas que entram em tratamento, cerca de 70% retornam ao uso no fim de um ano. “Qualquer tipo de tratamento hoje ainda é deficitário. Nós não temos a fórmula aceitável para a dependência de drogas de um modo geral. É preciso que haja mais pesquisas. Novos métodos de tratamento têm de ser desenvolvidos e o mundo inteiro está procurando isso, porque o índice de fracasso é enorme”, aponta.

Uma das formas para se garantir o sucesso durante e após o tratamento é manter uma rotina com o dependente químico. “Ele precisa aprender a conviver em uma sociedade em que existe a droga e que nem todo mundo usa. O jovem vai ter que fazer a escolha de quem são amigos”, afirma Souto, psicólogo do Cratod. Essa rotina deve ser sempre acompanhada pelos pais. “A família é incluída no tratamento, também porque muitas vezes esse adolescente não é o único usuário em casa”, acrescenta.

Por Michele Roza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket