SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

CONSUMO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

O papel dos pais é fundamental.

Acompanhar o filho de perto e criar uma rotina de diálogo pode prevenir e ajudar a combater o consumo de entorpecentes.

O consumo de drogas psicotrópicas ou psicoativas – entorpecentes que agem no sistema nervoso central e modificam o humor, comportamento e consciência – cresce particularmente entre os jovens, que enfrentam na pré e na adolescência uma fase de muitas dúvidas e novidades, aonde ficam suscetíveis a todo tipo de influências.

A figura parental, pai e mãe, presente no dia a dia dos jovens, é especialmente relevante na hora de acompanhar o crescimento dos filhos e a evolução dos relacionamentos deles. “Muitas das alterações comportamentais são devido à própria adolescência. Agora, a quebra de costumes e as mudanças de comportamento repentinamente merecem a atenção dos pais”, aponta o médico e professor Elisaldo Luiz Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Escola Paulista de Medicina.

Se algumas situações fogem do convencional e o adolescente passa a ser displicente ou até mesmo agressivo, pode ser um sinal do uso de drogas. Para o psicólogo Wagner Abril Souto, responsável pelo grupo de jovens atendidos no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), em São Paulo, quando isso acontece “a abertura de um diálogo para conversar sobre as drogas, sobre o temor dos pais com o consumo e, principalmente, conhecer as pessoas que estão em volta do adolescente, pode e vai protegê-lo bastante, isso é o que a gente chama de Monitoramento Familiar”.

Cedo demais

Pesquisas organizadas pelo Cebrid apontam que jovens entre 10 e 12 anos de idade já fazem uso de cigarro, álcool e drogas ilícitas como a cocaína e o crack. Solventes, medicamentos e energéticos (bebidas estimulantes) também são comumente usados. Entre as drogas ilícitas, a que os jovens mais fazem uso é a maconha. Uma pesquisa do Cratod mostra que, com base nos atendimentos realizados entre 2007 e 2009, com jovens de 12 a 18 anos, 67% mencionaram a maconha como a droga mais consumida por eles.

O Cratod ainda indica que a presença do álcool na família é rotina para metade dos adolescentes que bebem em excesso. O levantamento feito com pacientes entre 12 e 17 anos, dos quais 86% eram do sexo masculino, confirmou que 50% dos adolescentes conviviam com parentes que faziam uso frequente e abusivo de álcool. Para Carlini, os pais devem ser extremamente cuidadosos, principalmente com os exemplos dentro de casa. “O pai (a mãe ou o irmão mais velho) chega do trabalho irritado e exausto, vai pro barzinho da casa, bebe e se acalma, descontraindo perante o filho, que vê aquilo como uma atitude correta e a ser seguida”, diz o diretor do Cebrid.

Hábitos familiares

Além da preocupação com o exemplo familiar, Souto também aponta a mídia e propagandas de televisão, por exemplo, como estimuladoras desse consumo precoce e abusivo pelos jovens, o que pode vir a se tornar uma dependência na vida adulta. “Precisamos discutir isso em família, dizer que não precisa beber em excesso e que a mídia tenta fazer com que o adolescente compre o que está sendo veiculado como valor positivo”, aconselha o psicólogo do Cratod.

Por isso, o tempo em conjunto entre pais e filhos deve acontecer como qualquer outro hábito familiar. Carlini cita uma pesquisa feita no exterior que procurou relacionar adultos jovens que consumiam e os que não consumiam drogas. “Era mais comum haver jovens que não usavam drogas quando a família tinha o hábito saudável de fazer pelo menos uma refeição em conjunto, onde conversavam e trocavam ideias”, diz.

É importante para os pais também atentarem para o fato de que nem todo o consumo de drogas se transforma em dependência. “Muitos jovens experimentam droga e fazem o uso ocasional, que faz parte até das descobertas dos seus limites e potencialidades na adolescência, e não vão continuar usando. Por isso, a importância de se acompanhar o filho de perto, que não está preparado para tomar decisões tão importantes quanto usar drogas ou não”, finaliza Souto.

Por Michele Roza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket