SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

SUBMISSÃO DA MULHER VIRTUOSA

O perfil da mulher virtuosa, em Provérbios 31.10-31, é bem diferente daquele que alguns escrevem. É uma mulher cujo valor excede o das mais finas jóias. Essa mulher não é super dependente do marido, não se anulou. Não é uma marionete sem personalidade, que vivem sendo manipulada e pisada pelo marido. Se você ler todo o capítulo de provérbio 31, você vai entender.

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.”

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,“ (Efésios. 5.22-24

Submissão não significar anular-se, perder individualidade, ser empregada do marido, auto escravizar-se, viver para seus caprichos. A bíblia não diz que a mulher é inferior ao marido. Submissão é exercer missão apoio, missão de base, de auxilio..

Submissão é respeitar, compartilha, honrar, é agradar ao marido na base do amor. A submissão deve ser espontânea que sai do coração. É viver um amor mútuo de ambas as partes. Quando o marido ama a mulher e trata com respeito e dignidade como diz o (v.5.25), a mulher tem prazer em ser submissa.

A bíblia não autoriza o marido a tratar sua esposa como pessoa inferior, como se fosse ele um déspota que reinasse sobre sua mulher. Nem admite que o marido possa desrespeitar sua esposa, humilhando-a, nem tratando-a como empregada, sufocando-a em suas necessidades. Nem cometer violência, física ou psicológica, contra sua esposa, porque Deus não é cúmplice da covardia.

A submissão é a afirmação que o relacionamento entre marido e mulher deve ser exclusivo, no sentido de ser um para o outro. O amor e o cuidado devem ser mútuos, com um servindo ao outro. Nem homem nem mulher é mais importante do que o outro aos olhos de Deus (Gálatas 3.28), pois Deus os criou à sua imagem (Gênesis 1.27) e os tornou co-herdeiros do dom da graça da vida manifestado em Cristo Jesus (1Pedro 3.7).

Numa família que procura viver sob o Espírito de Deus, o marido assume o seu papel, amando a sua esposa, amando os seus filhos, sem se impor com frases do tipo “aqui quem manda sou eu”, próprias dos fracos.

Submissão é uma atitude do coração, não um ato. Um casamento triunfará se for entre iguais. Um casamento entre iguais vai além de papéis e fórmulas. Só o casamento entre iguais permite a verdadeira intimidade. O casamento é o espaço da comunhão entre iguais.

O primeiro nome que a mulher recebeu na Bíblia, foi “auxiliadora”. Auxiliadora para completar o homem, consciente que em Cristo Jesus não há diferenças.

“Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. nisto, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”( Gálatas 3.27,28).

A palavra hebraica traduzida como “ ajudadora – auxiliadora”, em Gênesis 2.18, sugere atividades como “proteger, cercar e socorrer”. Estes verbos descrevem uma pessoa com capacidade de nutrir, de proteger alguém do perigo. Ajudar não significar fraqueza, mas força.

Submissão é exercer missão de apoio para o bem-estar de toda família.

Texto adaptado

4 comentários:

Anônimo disse...

É concordo com isso eu até postei algo semelhante sobre a submissão voluntária e o exemplo de Cristo que obedece ao Pai por vontade e não por obrigação assim também acho que é o papel da mulher de decidir ser submissa não por obrigação ou por que é forçada mas por voluntariedade. E acho que a esposa não deve ter uma vida independente do marido e sim juntar-se a ele pedindo concentimento em suas ações, afinal é um compartilhamento e não cada um por si como também não é uma escravidão como se ela fosse um fantoche. bjinhus querida
www.oceuerosa.blogspot.com

Tere Olsson disse...

Paula Dios te bendiga, me gusta mucho tu blog pero me cuesta entender, te pediría si podrías poner un traductor. Te deseo bendiciones. Tere desde Argentina.

MOISÉS POETA disse...

muito Bom saber um pouco da palavra de Deus...!

Abraços !

Bergilde disse...

Harmonia encontra morada nos lares de quem verdadeiramente compreende o sentido destas palavras.
Abraços,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket