SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

INFARTO: DOENÇA DO NOVO SÉCULO

O infarto pode ser considerado o grande vilão do novo século. Entenda mais sobre essa terrível doença moderna e aprenda como preveni-la.

Como ocorre:

Como o próprio nome diz, infarto do miocárdio é a morte de uma parte do músculo cardíaco (miocárdio), por falta de sangue. Com a modernidade adquirimos novos hábitos de vida. Acabamos ingerindo comidas mais gordurosas e menos naturais, trabalhamos mais, nos estressamos mais, no exercitamos menos, bebemos socialmente e, como consequência, temos o aumento dos casos de infarto agudo do miocárdio.

Com o aumento do colesterol, o sedentarismo e o hábito alimentar inadequado, aumentamos as chances de se formarem trombos dentro dos nossos vasos sanguíneos. Esses trombos são massas de sangue coagulado que se formam devido a alguns fatores, principalmente, a presença de placas de gordura nas nossas artérias (chamadas placas de ateroma).

Ao formar o trombo, ele pode se deslocar do local onde foi gerado, então chamamos de êmbolo sanguíneo. Esse êmbolo vai pela corrente sanguínea e pode chegar até uma artéria do coração, que responsáveis por irrigar o coração com sangue, mantendo-o funcionando e oxigenado. Quando o êmbolo entope uma dessas artérias, o coração fica sem receber sangue e pode morrer (necrose).

Se a parte que a artéria irrigava for pequena, ocorre morte de uma pequena parte do coração e é possível manter a pessoa viva, porém, com complicações. Mas, existem casos que entope uma artéria que irrigava uma parte muito grande do coração, assim temos o infarto fulminante e não há o que fazer.

Mesmo quando o infarto não atinge grandes proporções do coração pode ser perigoso, pois o órgão pode entrar em arritmia (bater em ritmo errado ou tremer) e acabar parando. Depois de um infarto, o paciente terá de fazer acompanhamento com um cardiologista, constantemente.

Mesmo aqueles que sobrevivem a um episódio de infarto agudo do miocárdio, podem ter sequelas mais tardiamente. Acabam desenvolvendo arritmias crônicas ou insuficiência cardíaca, diminuindo muito sua qualidade de vida.

Fatores que favorecem o acontecimento do infarto

1.Alimentação inadequada e rica em gorduras;
2.Sedentarismo (não praticar exercícios físicos);
3.Fumar;
4.Estresse;
5.História de câncer prévio;
6.Doenças do sangue que aumentam a coagulação;
7.Obesidade;
8.Diabetes;
9.Idade acima de 50 anos;
10.Hipertensão arterial.

Sinais e sintomas

É importante ressaltar que nem sempre ocorrem todos os sintomas, muitas vezes, a dor pode estar irradiada, ou seja, em um local diferente como na mandíbula, no braço esquerdo ou mesmo não ocorrer dor. Os sintomas mais frequentes são:

1.Dor no peito, do tipo aperto ou peso e que dura mais de 30 minutos;
2.Suor frio;
3.Tontura;
4.Desmaio;
5.Formigamento do braço esquerdo;
6.Náusea e vômitos.

O que fazer para não ter infarto?

Com a modernidade temos muitos confortos, mas isso não tem nos trazido muitos benefícios. A melhor forma de evitar o infarto e muitas outras doenças é ter um habito de vida saudável.

1.Evite fumar;
2.Tenha uma alimentação balanceada com verduras e legumes;
3.Evite alimentos fritos e prefira os assados;
4.Não coma muita massa, pães e doces;
5.Faça exercícios físicos diariamente. Uma caminhada de meia hora já traz benefícios;
6.Tente relaxar um pouco todos os dias e se estressar menos;
7.Mantenha a pressão arterial controlada. Não pare de utilizar seus medicamentos para pressão e vá com frequência ao cardiologista;
8.Se estiver acima do peso, faça um regime saudável.

Com a saúde não se brinca. Cuide. Ter um hábito de vida saudável traz muito mais benefícios do se pode imaginar, experimente.

Fonte: mundodastribos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Paula! Saudações Literárias.
Tudo bem?
“Por aqui passo de novo
Com a certeza de encontrar
Um espaço bem cuidado
Como em nenhum outro lugar.”
♥ Abraços de Luz.
http://iluminandoavida.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket