SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

COMO TER UMA RELAÇÃO SÓLIDA

Diálogo é a base para uma vida amorosa estruturada.

É muito difícil encontrar um casal que nunca teve algum desentendimento. Os conflitos são comuns num casamento, já que ele é composto por duas pessoas que nem sempre compartilham da mesma opinião. Apesar de não existir uma fórmula mágica para a relação dar certo, o diálogo aberto pode ser o melhor caminho para os casais que buscam um relacionamento sólido.

A psicóloga e diretora do grupo Sanare, Fátima Bittencourt, afirma que, no tocante ao casamento, entende-se que a comunicação pode fluir de forma íntima e verdadeira se houver entre o casal uma base sólida de companheirismo, compreensão, cumplicidade e confiança a ponto de um poder expor ao outro, sem receios, o que está se passando em sua mente e no seu coração. “Esse é o nível mais íntimo de comunicação que um casal pode atingir em seu relacionamento: a revelação do que está acontecendo consigo. Essa liberdade de expressão é fundamental para se saber como fazer o outro feliz.”

De acordo com a especialista, os erros mais comuns cometidos por casais durante uma discussão é o aumento do tom da voz, os julgamentos precoces e as agressões físicas e morais. Portanto, é necessário que ambos estejam empenhados em garantir a harmonia da relação, buscando o equilíbrio.

“Desenvolva a habilidade de ouvir seu cônjuge com interesse. Pare o que está fazendo e preste atenção no que ele está dizendo, ainda que você esteja assistindo a uma partida de futebol na televisão ou ao seu seriado predileto. Demonstre atenção por meio dos olhos e da expressão facial e corporal”, aconselha a psicóloga.

É conversando que a gente se entende

Fátima Bittencourt dá algumas dicas para os casais que buscam mais solidez no relacionamento. Sugestões que podem ser o primeiro passo para estabelecer a harmonia e, por que não, o amadurecimento da relação.

Não se precipite. Exerça domínio próprio a ponto de ouvir, com equilíbrio emocional, tudo o que seu cônjuge tem para lhe dizer;

Não cometa o erro de ficar interrompendo o outro enquanto ele fala, isso é inconveniente e irritante;

Não peça, impacientemente, que se fale com calma porque isso é uma incoerência;

Avalie sempre o que vai dizer;

Não use o silêncio como resposta porque isso pode fazer o outro pensar que ele está certo, ou que você o está menosprezando;

É necessário falar, mas é importante avaliar primeiro o impacto que suas palavras irão causar;

Existe um recurso bastante proveitoso caso essas dicas não funcionem: a terapia de casal, em que o profissional orienta os cônjuges em assuntos nos quais estes não chegaram a um consenso ou nem mesmo souberam escutar.

Apoio espiritual

Se você percebe que seu relacionamento está à beira do fim, busque ajuda que vem do alto, àquela que vem do Deus do Amor.

Por Tatiana Alves

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket