SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

MULHERES TRABALHAM DEZ HORAS A MAIS QUE OS HOMENS POR SEMANA, DIZ PESQUISA

Mulheres passam mais tempo nas tarefas domésticas. Mesmo empregadas, elas trabalham 10 horas a mais que os homens por semana.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 23 de maio, com base em dados de 2009, mostra que o cenário dentro dos lares brasileiros não mudou muito no quesito divisão de tarefas domésticas entre mulheres e homens. Elas passam, em média, 26,6 horas por semana realizando afazeres domésticos enquanto eles, 10,5 horas.

A pesquisa “Trabalho para o mercado e trabalho para casa” aponta também que 89,9% das mulheres desempenham afazeres em casa, contra 49,9% dos homens. Elas, quando desempregadas, têm uma jornada de 29 horas por semana em casa, sete a mais que os homens. Mesmo empregadas, elas trabalham 10 horas a mais quando eles estão desempregados.

Mais filhos, mais trabalho

O estudo mostra ainda que quanto mais filhos na família, mais horas as mulheres trabalham em casa e menos horas os homens. O tempo aumenta com o número de filhos, chegando a quase 34 horas para quem têm 5 ou mais filhos. Os homens com cinco filhos trabalham 1,4 horas a menos (10,3 horas por semana) do que os que não têm filhos (11,7 horas).

“Em casa, meu marido me ajuda, mas sou eu quem faz praticamente tudo, inclusive dar banho e cuidar da nossa filha. Mesmo voltando a trabalhar fora 10 horas por dia, as tarefas domésticas ainda ficam comigo”, afirma Isis Coelho, de 28 anos, que trabalha em uma agência de comunicação, em São Paulo.

Cultura e transformação

Para os pesquisadores, o estudo demonstra a manutenção de uma visão tradicional sobre o assunto. Há uma cultura que estabelece que, desde cedo, as meninas devem trabalhar em casa, e meninos, fora. Já entre 5 e 9 anos as crianças do sexo feminino despendem 6 horas semanais nas tarefas domésticas, contra 14,6% entre os meninos, que fazem cinco horas, em média.

“Acho que a nossa criação ainda está muito voltada àquela coisa de que a mulher faz tudo. O homem pode até lavar uma louça, mas o trabalho doméstico é muito mais do que isso, envolve fazer supermercado, manter o asseio de toda casa (inclusive limpar periodicamente cortinas, tapetes, ladrilhos e armários). Tudo isso demanda um tempo enorme”, conta Isis.

Ainda segundo o estudo, as tarefas domésticas são atividades muito fortemente atribuídas às mulheres. Assim, não importa se a mulher tem uma alta renda, se é considerada chefe de família, se está ocupada; ela sempre gastará mais tempo que os homens nas mesmas posições.

Os homens ajudam, mas, talvez, não se sintam responsáveis como as mulheres. O que o estudo propõe ao final do texto é que o poder público tenha uma atuação no sentido de desfazer uma cultura de diferenciação por gênero.


Por Michele Roza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket