Um grande amor é construído com
pequenos gestos diários de carinho, cuidado, atenção, companheirismo, respeito,
afeto, perdão e romantismo.
Em primeiro lugar, um grande amor se constrói com paciência! A Bíblia afirma que o amor é paciente! O caminho em direção ao grande amor não é rápido. Cada dia traz consigo alguma exasperação - alguma necessidade, grande ou pequena, que nos leva a exercitar a paciência. A paciência é a virtude necessária que precisamos para lidar com a vida!
Em segundo lugar, um grande amor se constrói com Gentileza! A Bíblia afirma que o amor é paciente e bondoso! Bondade aponta para gentileza! "Gentileza é um traço muito mais simples e poderoso do que pensamos; ela diferencia aqueles que amam dos que não são capazes de amar". A gentileza é linguagem do amor demonstrada com ações práticas a favor da pessoa amada! Podemos demonstrar gentileza quando reconhecemos e acolhemos com afeto as necessidades da outra pessoa.
Em terceiro lugar, um grande amor se constrói com cortesia! A cortesia é fundamental para fazer do amor um estilo de vida, pois dá valor aos relacionamentos. Sem a cortesia, não podemos construir relacionamentos positivos que reconhecem a importância do próximo. As pequenas cortesias adoçam a vida; as grandes enobrecem-na. E quem semeia cortesia, colhe amizade, e quem planta amabilidade, colhe amor.
Em quarto lugar, se constrói um grande amor com generosidade! A generosidade é um conteúdo fundamental do amor. Ela é ao mesmo tempo tanto a expressão quanto a motivação do amor. A generosidade é o contrário de vivermos em função de nossos próprios interesses. A Bíblia declara em 1Coríntios 13.5: "...Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor...".
A generosidade é a maneira prática de expressarmos o quanto valorizamos a quem amamos.
Em quinto lugar, se constrói um grande amor com lealdade! Se não houver lealdade, todas as iniciativas de gentileza, cortesia e generosidade por parte do cônjuge não surtirão efeito. Onde não existe lealdade, existe desconfiança. E a desconfiança mina o efeito de todas as iniciativas boas que se pode ter no relacionamento conjugal. Fidelidade e confiança é que faz um casal se tornar unido. Quando não há lealdade e confiança na pessoa, nada do que ela faz, tem sentido.
Em sexto lugar, se constrói um grande amor com perdão! Sem perdão o relacionamento não pode fluir livremente. Muitos relacionamentos estão desgastados e frios, devido a falta de perdão, mesmo que ambos se esforcem por restauração. Mas não existe restauração de fato, sem que haja perdão de fato. "O perdão não muda o passado, entretanto alarga o futuro". Um dos segredos de uma vida feliz e bem sucedida é perdoar tudo a todos.
O amor verdadeiro só pode ser encontrado em Deus. Só Ele nos capacita a amar verdadeiramente alguém... O amor que vem de Deus transforma tudo o que toca.
Texto adaptado
Nenhum comentário:
Postar um comentário