SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

AIDS: 7.000 PESSOAS SÃO CONTAGIADAS DIARIAMENTE, DIZ ONO

ALARMANTE.


Cerca de 7.000 pessoas são infectadas com o vírus da Aids a cada dia, ao mesmo tempo em que a metade das 34 milhões de pessoas com o HIV não sabem que são portadoras, diz um informe das Nações Unidas, divulgado a propósito do 30° aniversário do aparecimento da doença.

Segundo o programa da ONU para a luta contra a doença (Onuaids), há uma necessidade urgente de que sejam criados mais projetos inteligentes para consolidar as conquistas na luta contra a Aids e o HIV.

O informe destacou os avanços espetaculares ocorridos nos últimos 30 anos, desde que epidemiologistas americanos, num estudo publicado em 5 de junho de 1981, descreveram os casos de cinco jovens homossexuais que tiveram o sistema imunológico destruído.

Apesar dos avanços, de acordo com a Onuaids, cerca de 34 milhões de pessoas vivem com o HIV - segundo dados de 2010 - e cerca de 30 milhões morreram em decorrência da doença nas últimas três décadas.

A taxa de novas infecções do vírus da Aids, no entanto, tem diminuído. "Apesar da redução, precisamos diminuir ainda mais a taxa de novas infecções", disse Michel Sidibe, diretor executivo da Onuaids, no lançamento do informe "Aids 30 anos: Nações na Encruzilhada".

O informe elogiou em particular os "avanços espetaculares" para conseguir medicamentos contra a Aids - antes sob domínio exclusivo das economias ricas - para pacientes dos países em desenvolvimento.

Ao final de 2010, 6,6 milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento nos países emergentes.

Isso equivale a um aumento de 1,4 milhão de pessoas em 2009 e de 22 vezes em relação a 2001. "Um exemplo claro do poder da solidariedade internacional, dos enfoques inovadores e respostas centradas nas pessoas".

Do lado negativo, o balanço global está muito abaixo da meta de "acesso universal" que as Nações Unidas estipularam em 2010. Este prazo passou e deixou outras 9 milhões de pessoas infectadas que continuam necessitando de tratamento.

Alcançar esse objetivo e fazer frente a muitos outros problemas relacionados com a Aids requer um grande impulso de financiamento, disse a Onuaids.

Os recursos necessários para sustentar os avanços foram reduzidos pela primeira vez em 10 anos, mesmo com as enormes necessidades existentes, advertiu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no informe, que foi divulgado antes de uma reunião sobre o tema que acontecerá nas Nações Unidas na semana que vem.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket