SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

BRASILEIROS ESTÃO MORANDO SOZINHOS CADA VEZ MAIS, DIZ IBGE

Quase 7 milhões de pessoas vivem sozinhas no País e são alvo da indústria alimentícia e do mercado imobiliário

Seguindo uma tendência mundial, o número de pessoas que moram sozinhas aumenta no Brasil. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, pela primeira vez, o número de domicílios com apenas um morador supera aqueles com cinco integrantes. Hoje há 6,9 milhões de brasileiros morando sozinhos. Do total de domicílios, 12,2% são ocupados por apenas uma pessoa, contra 10,7% com cinco moradores. Há uma década, os solitários eram 9,1%.

Não dividir o mesmo teto é mais comum nos Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que também lideram o número de pessoas com mais de 60 anos. O aumento da expectativa de vida e da renda, o crescimento das separações e o casamento mais tardio fazem com que cada vez mais brasileiros morem sozinhos. “Tem havido modificações importantes nas relações familiares, o que é um traço da modernização. Além disso, vivemos numa época de aprofundamento da individualidade”, afirma Roseli Aparecida Martins Coelho, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Longe da família, que vive no interior, o jovem Daniel Sousa da Cruz, de 21 anos, mora há 2 sozinho em São Paulo, onde leva uma vida independente. Ele chegou à capital para estudar e, já empregado, consegue arcar com todas as despesas. “Você passa a ter autoridade sobre sua vida, liberdade para escolher, mas é preciso maturidade, que você ganha com as experiências”, diz. “Namoro, tenho amigos e participo de vários projetos. Você não consegue se adaptar a um novo ambiente se não criar raízes”, conta.

Oportunidade

De olho na multidão de solitários, que pode chegar a 18 milhões de pessoas até 2020 no País, segundo projeções do instituto de opinião pública Market Analysis, setores como o de alimentos, imóveis e serviços investem para atender os consumidores independentes.

Nos supermercados, porções individuais garantem que o excesso de comida não estrague na geladeira. No setor imobiliário, apartamentos de pequena metragem são oportunidades de bons negócios para as construtoras. “A liberdade para viver de acordo com as necessidades pessoais, aliada ao custo sempre mais acessível do pequeno apartamento, acaba sendo responsável pelo aumento da oferta de imóveis dentro desse perfil”, avalia Virgínia Duailibe, presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI).

Na hora da diversão, também é possível encontrar serviços dirigidos especificamente para esse público. Já existem agências de turismo que elaboram roteiros exclusivamente para pessoas que viajam sozinhas. “Muitas vezes, elas deixavam de viajar por não ter companhia. O objetivo em pacotes voltados para quem está sozinho é causar total integração com outras pessoas”, afirma Eduardo Martins, diretor comercial de uma agência especializada nesse tipo de serviço.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket